Treinamentos

Resultados 2016 a 2019

    No período de janeiro de 2016 a abril de 2019 foram ofertadas 246 vagas em treinamentos presenciais em geotecnologia aplicada  à gestão ambiental e fiscalização ambiental, 170 vagas foram preenchidas por homens e 76 por mulheres. Os treinamentos foram realizados nos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia.

 

 

Treinamentos 2016

 1) Treinamento em Verificação de desmatamento

    Em Julho de 2016, foram treinados 45 técnicos, sendo 32 homens e 13 mulheres,  das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Cumaru do Norte, Itupiranga, Marabá, Moju, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondo do Pará, Senador José Porfírio, São Félix do Xingu, Vitória do Xingu, todos os municípios estão localizados no Pará .

     Os treinamentos ocorreram nos municípios de Marabá/PA e Altamira/PA e o objetivo  foi o fortalecimento das atividades de fiscalização e monitoramento de alertas de desmatamentos , a partir do uso de informações de imagens de satélite e GPS.

 

 

Figura 1: Treinamentos em “Introdução a Geotecnologias” nos municípios de Marabá/PA e Altamira/PA,  Julho/2016 .

    

      

2) Introdução a Geotecnologias- Porto Velho/RO

     Em novembro de 2016, foram treinados  8 técnicos, sendo 5 homens e 3 mulheres, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho/RO.

    O treinamento aconteceu na sede da Secretaria em Porto velho/RO e  o objetivo foi a apresentação do software QGIS, como ferramenta para elaboração de mapas e uso de GPS com foco na fiscalização.

Figura 2: Treinamento em “Introdução a Geotecnologias”-  Porto Velho/RO, Novembro/2016.

 

 

 

Treinamentos 2017

1) Introdução a Geotecnologias- Porto Velho/RO

     Em julho de 2017, foram treinados 27 técnicos, sendo 16 homens e 11 mulheres, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos estados do Amazonas e Rondônia, dos municípios de  Machadinho d’Oeste, Nova Mamoré,  Pimenta Bueno, Porto Velho, Boca do Acre, Lábrea, Novo Aripuanã.

    O treinamento ocorreu em Porto Velho/RO e o objetivo foi fornecer fundamentos sobre geotecnologias aplicáveis à gestão ambiental, com ênfase em sua utilização em atividades de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental, a partir da utilização do software QGIS e GPS.

 

 

                   Figura 3: Treinamento em “Introdução a Geotecnologias”- Porto Velho/RO, para municípios dos estados de Rondônia e Amazonas, Julho/2017.

 

 

 

2) Geotecnologia Avançada para Gestão Ambiental com ênfase no Quantum Gis

     Em outubro de 2017, foram treinados 34 técnicos, sendo 24 homens e 8 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estados do Amazonas e Pará, dos municípios de Boca do Acre, Lábrea, Altamira, Anapu, Cumaru do Norte, Dom Eliseu, Itupiranga, Marabá, Moju, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondon do Pará, Senador José Porfírio , Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu e Ulianópolis.

     O treinamento ocorreu em Belém/PA e  o objetivo foi fornecer tópicos avançados em geotecnologias no software QGIS, com foco em sensoriamento remoto e mapeamento da cobertura do solo, aplicáveis à gestão ambiental.

 

 

Figura 4: Treinamento em “Geotecnologia Avançada”- Belém/PA, para municípios do estado do Amazonas e do Pará, Outubro/2017.

 

 

3) Introdução a Geotecnologias- Cuiabá/MT

       Em dezembro de 2017, foram treinados 11 técnicos, sendo 10 homens e 1 mulher, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do estado do Mato Grosso, dos municípios de  Colniza, Cotriguaçu, Juína e Nova Maringá.

      O treinamento ocorreu em Cuiabá/MT e o objetivo foi fornecer fundamentos sobre geotecnologias aplicáveis à gestão ambiental, com ênfase em sua utilização em atividades de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental, a partir da utilização do software QGIS e GPS.

 

 

Figura 5: Treinamento em “Introdução a Geotecnologias”- Cuiabá/MT, para municípios do estado do Mato Grosso, Dezembro/2017.

 

 

 

Treinamentos 2018

1) Geotecnologia Avançada para Gestão Ambiental com ênfase no Quantum Gis

     Em maio de 2018, foram treinados 15 técnicos, sendo 7 homens e 8 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estados do Mato Grosso e Rondônia, dos municípios de Colniza, Nova Maringá, Machadinho d’ Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Porto Velho.

      O treinamento ocorreu em Porto Velho/RO e  o objetivo foi fornecer tópicos avançados em geotecnologias no software QGIS, com foco em sensoriamento remoto e mapeamento da cobertura do solo, aplicáveis à gestão ambiental.

 

 

  Figura 6: Treinamento em “Geotecnologia Avançada”- Porto Velho/RO, para municípios do estados do Mato Grosso e Rondônia, Maio/2018.

 

 

 

2) Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental- Pimenta Bueno/RO

       Em setembro de 2018, foram treinados 27 técnicos, sendo 11 homens e 16 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, dos municípios de Boca do Acre, Lábrea, Cotriguaçu, Machadinho d’ Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e Porto Velho.

     O treinamento ocorreu em Pimenta Bueno/RO e o objetivo do treinamento foi aprimorar os conhecimentos sobre procedimentos operacionais para realização de ações de fiscalização ambiental de atividades potencialmente poluidoras em áreas rurais e urbana.

 

 

Figura 7: Treinamento em “Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental”- Pimenta Bueno/RO, para municípios do estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, Setembro/2018.

 

 

 

3) Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental- Altamira/PA

       Em outubro de 2018, foram treinados 33 técnicos, sendo 28 homens e 5 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios do estado do Pará , dos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá e Senador José Porfírio.

     O treinamento ocorreu em Altamira/PA e o objetivo do treinamento foi aprimorar os conhecimentos sobre procedimentos operacionais para realização de ações de fiscalização ambiental de atividades potencialmente poluidoras em áreas rurais e urbana.

 

 

Figura 8: Treinamento em “Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental”- Altamira/PA, para municípios do estado do Pará, Outubro/2018.

 

 

4) Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental- Marabá/PA

       Em novembro de 2018, foram treinados 30 técnicos, sendo 24 homens e 6 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estado do Pará, Cumaru do Norte, Itupiranga, Marabá, Moju, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu e Juína do estado do Mato Grosso.

     O treinamento ocorreu em Marabá/PA e o objetivo do treinamento foi aprimorar os conhecimentos sobre procedimentos operacionais para realização de ações de fiscalização ambiental de atividades potencialmente poluidoras em áreas rurais e urbana.

 

 

Figura 9: Treinamento em “Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental”- Marabá/PA, para municípios do estado do Pará e Mato Grosso, Novembro/2018.

 

 

 

Treinamentos 2019

1) Geotecnologia Avançada para Gestão Ambiental com ênfase no Quantum Gis

     Em abril de 2019, foram treinados 16 técnicos, sendo 11 homens e 5 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estados do Amazonas,  Mato Grosso e Rondônia, dos municípios de Boca do Acre, Lábrea, Juína,  Machadinho d’ Oeste, Nova Mamoré, Porto Velho.

      O treinamento ocorreu em Porto Velho/RO e  o objetivo foi fornecer tópicos avançados em geotecnologias no software QGIS, com foco em sensoriamento remoto e mapeamento da cobertura do solo, aplicáveis à gestão ambiental.

 

 

  Figura 10: Treinamento em “Geotecnologia Avançada”- Porto Velho/RO, para municípios do estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, Abril/2019.



© Fortalecimento da Gestão Ambiental na Amazônia | Todos os Direitos Reservados.