Treinamentos
Resultados 2016 a 2018
No período de janeiro de 2016 a outubro de 2018 foram ofertadas 212 vagas em treinamentos presenciais em geotecnologia aplicada à gestão ambiental e fiscalização ambiental, 148 vagas foram preenchidas por homens e 64 por mulheres. Os treinamentos foram realizados nos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Treinamentos 2016
1) Treinamento em Verificação de desmatamento
Em Julho de 2016, foram treinados 38 técnicos, sendo 28 homens e 10 mulheres, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios de Altamira, Anapu, Cumaru do Norte, Itupiranga, Marabá, Moju, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondo do Pará, Senador José Porfírio e São Félix do Xingu, todos os municípios estão localizados no Pará .
Os treinamentos ocorreram nos municípios de Marabá/PA e Altamira/PA e o objetivo foi o fortalecimento das atividades de fiscalização e monitoramento de alertas de desmatamentos , a partir do uso de informações de imagens de satélite e GPS.
Figura 1: Treinamentos em “Introdução a Geotecnologias” nos municípios de Marabá/PA e Altamira/PA, Julho/2016 .
2) Introdução a Geotecnologias- Porto Velho/RO
Em novembro de 2016, foram treinados 8 técnicos, sendo 5 homens e 3 mulheres, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho/RO.
O treinamento aconteceu na sede da Secretaria em Porto velho/RO e o objetivo foi a apresentação do software QGIS, como ferramenta para elaboração de mapas e uso de GPS com foco na fiscalização.
Figura 2: Treinamento em “Introdução a Geotecnologias”- Porto Velho/RO, Novembro/2016 .
Treinamentos 2017
1) Introdução a Geotecnologias- Porto Velho/RO
Em julho de 2017, foram treinados 26 técnicos, sendo 16 homens e 10 mulheres, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos estados do Amazonas e Rondônia, dos municípios de Machadinho d’Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Porto Velho, Boca do Acre, Lábrea, Novo Aripuanã.
O treinamento ocorreu em Porto Velho/RO e o objetivo foi fornecer fundamentos sobre geotecnologias aplicáveis à gestão ambiental, com ênfase em sua utilização em atividades de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental, a partir da utilização do software QGIS e GPS.
Figura 3: Treinamento em “Introdução a Geotecnologias”- Porto Velho/RO, para municípios dos estados de Rondônia e Amazonas, Julho/2017.
2) Geotecnologia Avançada para Gestão Ambiental com ênfase no Quantum Gis
Em outubro de 2017, foram treinados 32 técnicos, sendo 24 homens e 8 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estados do Amazonas e Pará, dos municípios de Boca do Acre, Lábrea, Altamira, Anapu, Cumaru do Norte, Itupiranga, Marabá, Moju, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondon do Pará, Senador José Porfírio , Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu.
O treinamento ocorreu em Belém/PA e o objetivo foi fornecer tópicos avançados em geotecnologias no software QGIS, com foco em sensoriamento remoto e mapeamento da cobertura do solo, aplicáveis à gestão ambiental.
Figura 4: Treinamento em “Geotecnologia Avançada”- Belém/PA, para municípios do estado do Amazonas e do Pará, Outubro/2017.
3) Introdução a Geotecnologias- Cuiabá/MT
Em dezembro de 2017, foram treinados 11 técnicos, sendo 10 homens e 1 mulher, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do estado do Mato Grosso, dos municípios de Colniza, Cotriguaçu, Juína e Nova Bandeirantes.
O treinamento ocorreu em Cuiabá/MT e o objetivo foi fornecer fundamentos sobre geotecnologias aplicáveis à gestão ambiental, com ênfase em sua utilização em atividades de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental, a partir da utilização do software QGIS e GPS.
Figura 5: Treinamento em “Introdução a Geotecnologias”- Cuiabá/MT, para municípios do estado do Mato Grosso, Dezembro/2017.
Treinamentos 2018
1) Geotecnologia Avançada para Gestão Ambiental com ênfase no Quantum Gis
Em maio de 2018, foram treinados 15 técnicos, sendo 7 homens e 8 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estados do Mato Grosso e Rondônia, dos municípios de Colniza, Nova Maringá, Machadinho d’ Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Porto Velho.
O treinamento ocorreu em Porto Velho/RO e o objetivo foi fornecer tópicos avançados em geotecnologias no software QGIS, com foco em sensoriamento remoto e mapeamento da cobertura do solo, aplicáveis à gestão ambiental.
Figura 6: Treinamento em “Geotecnologia Avançada”- Porto Velho/RO, para municípios do estados do Mato Grosso e Rondônia, Maio/2018.
2) Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental- Pimenta Bueno/RO
Em setembro de 2018, foram treinados 27 técnicos, sendo 11 homens e 16 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, dos municípios de Boca do Acre, Lábrea, Cotriguaçu, Machadinho d’ Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e Porto Velho.
O treinamento ocorreu em Pimenta Bueno/RO e o objetivo do treinamento foi aprimorar os conhecimentos sobre procedimentos operacionais para realização de ações de fiscalização ambiental de atividades potencialmente poluidoras em áreas rurais e urbana.
Figura 7: Treinamento em “Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental”- Pimenta Bueno/RO, para municípios do estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, Setembro/2018.
3) Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental- Altamira/PA
Em outubro de 2018, foram treinados 28 técnicos, sendo 26 homens e 2 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios do estado do Pará , dos municípios de Altamira, Anapu, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá e Senador José Porfírio.
O treinamento ocorreu em Altamira/PA e o objetivo do treinamento foi aprimorar os conhecimentos sobre procedimentos operacionais para realização de ações de fiscalização ambiental de atividades potencialmente poluidoras em áreas rurais e urbana.
Figura 8: Treinamento em “Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental”- Altamira/PA, para municípios do estado do Pará, Outubro/2018.
4) Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental- Marabá/PA
Em novembro de 2018, foram treinados 30 técnicos, sendo 24 homens e 6 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estado do Pará, Cumaru do Norte, Itupiranga, Marabá, Moju, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu e Juína do estado do Mato Grosso.
O treinamento ocorreu em Marabá/PA e o objetivo do treinamento foi aprimorar os conhecimentos sobre procedimentos operacionais para realização de ações de fiscalização ambiental de atividades potencialmente poluidoras em áreas rurais e urbana.
Figura 9: Treinamento em “Procedimentos Operacionais para Fiscalização Ambiental”- Marabá/PA, para municípios do estado do Pará e Mato Grosso, Novembro/2018.